[OLPC Brasil] Vamos ao FLISOL?

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Fri Mar 19 23:44:51 EDT 2010

Elayne,

Estive fazendo outras coisas e estou retornando ao Sugar agora. Ainda
não consegui "sentir" o ambiente de desenvolvimento, mas sei que eles
sempre trabalharam com uma equipe de mantenedores pequena, altamente
especializada e focada por conta do custos. Mas o modelo deles permite
que código criado fora deste "núcleo duro" seja incluído nas versões
oficiais mediante algo como parcerias com eles.

Mas isso não significa que eles vão apoiar com entusiasmo um material
muito "cru". O projeto já deve estar bem adiantado para gozar do apoio
oficial deles.

Isso acaba acontecendo por causa dos muitos "paraquedistas" que
surgem. O Sugar tem mais de 6 anos e nesse tempo os desenvolvedores
ativos não cresceu muito, pelo contrário deve ter tido uma boa baixa
com a perda de foco do XO.

Acho que o fortalecimento da comunidade brasileira dará crédito para
os projetos gestados dentro dela. Sobre a cartilha, acho ótima a
idéia, inclusive tenho discutido isso com o Antonio Carlos.

Estou me enrolando muito para juntar o material realmente válido para
uma cartilha para iniciantes bem atualizada (na verdade é mais para um
manual de instalação). Se você puder ajudar neste sentido seria ótimo.
Mas precisaríamos de um prazo para organizar esse material que você
ajudar a colher.

Já instalei o Sugar no passado em diversas máquinas (inclusive no XO),
mas estou meio atrapalhado com as novas versões. Queria me concentrar
em coisas que realmente funcionam para os iniciantes.

Um abraço e agradeceríamos a ajuda,

Jaime Balbino
Learning Designer
Consultor em Automação do Ensino