[OLPC Brasil] Introdução

Ana Maria Moraes anamariaalima at yahoo.com.br
Thu Jan 29 16:41:03 EST 2009

Olá a todos,

Meu nome é Ana Maria Albuquerque, e entrei nesta lista por admiração a filosofia do projeto One Laptop per Child. Bem, sou apaixonada pelos projetos de inclusão digital do MIT, pois são formas de se aprender muito através de um bom trabalho voluntário. Ao menos, aprendi muito quando fui voluntária dos projetos A Cidade que a Gente Quer e Rede de Jovens Ativistas.

Trabalho com inclusão digital e no meu mestrado, fiz minha pesquisa no projeto YAN (Rede de Jovens Ativistas) e fui orientanda do José Armando Valente. Mas o projeto do MIT que eu mais gostei de trabalhar foi o Cidade que a Gente Quer, que era coordenado pelo David Cavallo e a Roseli de Deus na época. No Cidade que a Gente Quer, eu fiz um projeto de aprendizagem em 2002, que me marcou muito e virou uma espécie de hobbie que é de selecionar literatura digital sobre construcionismo, software livre e inclusão digital e colocar no meu site Biblioteca Micromundos http://bibliotecamicromundos.com

Estou num momento de transição de emprego (era pesquisadora no Centro Nacional de Referência em Inclusão Digital no Ibict e estou indo para o Ministério do Desenvolvimento Agrário). Como neste momento estou com mais tempo livre, gostaria de saber qual a melhor forma de colaborar com o projeto. Vi que tem projetos de tradução e sou boa na tradução de inglês para o português. No projeto da Cidade que a Gente Quer meu trabalho voluntário era como tradutora simultânea das oficinas de robótica nas escolas.

Eu tenho mestrado em educação na PUC São Pailo área de inclusão digital e construcionismo com o Valente. Mas meu primeiro mestrado (não completei) foi no grupo do LEC junto com a Lea Fagundes onde trabalhei num projeto chamado Rede Jovempaz. Ao ler as mensagens, vi que têm alguns lecianos na lista e isso me alegrou pois a idéia de entrar nesta lista foi para voltar a me encontrar com uma tribo da inclusão digital que eu admiro muito.

Neste momento, estou me especializando com inclusão digital no meio rural (me amarro na metodologia da tese do David) e quero poder me concentrar nos desafios da última milha. Bem, estou querendo trabalhar um pouco mais com inclusão digital no meio rural no Brasil junto ao governo para tentar um dia lá na frente, realizar um sonho de vida que é trabalhar com inclusão digital no meio rural no continente africano. É que morei muitos anos em Moçambique na minha adolescência e eu amo o continente africano na época que meu pai era da FAO. Sei lá, é que tenho este sonho de trabalhar na última milha da inclusão digital no mundo.

Um abraço a todos,
Ana Maria Albuquerque.

Ana Maria Moraes de Albuquerque Lima
http://br.geocities.com/bibliotecamicromundos