[OLPC Brasil] Testes do Mobilis

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Thu Apr 2 11:49:57 EDT 2009

Pura falta de vontade para trabalhar do jornalista. Ele devia estar
sem pauta e aí resolveu "improvisar" uma notícia.

Ele aleaga "desconforto" dos concorrentes com a decisão do pregoeiro
em refazer os testes com o Mobilis, pois seria uma prática que
prejudicaria os concorrentes. Na maioria dos leilões que acompanhei (e
o jornalista deve ter acompanhado muitos mais que eu) é praxe os
testes de aderência darem sim algumas oportunidades ao vencedor caso
um ou outro ítem não esteja de acordo. No caso do Mobilis, segundo
pode-se deduzir do próprio jornalista anteriormente, o problema seria
o teclado fora do padrão ABNT.

Pense comigo, o objetivo dessas licitações abertas é conseguir o
melhor equipamento pelo menor preço. Se o processo valorizar picuínhas
e não der chances para fechar com aquele que tem o melhor preço sem, é
claro, desrespeitar os termos do edital, a tendência será o Estado
sempre comprar itens mais caros dos mesmos fornecedores.

Esse é o jornalismo que se pratica no Brasil.

Um abraço,
Jaime Balbino
Consultor em Automação do Ensino