[OLPC Brasil] RES: livros sobre construtivismo

Cristiana Mattos Assumpção cmattos at colband.com.br
Tue May 27 08:30:04 EDT 2008

Olá pessoal,

O melhor livro que li no meu mestrado sobre construtivismo foi (em inglês) - Constructivismo do Brent G. Wilson. Ele aborda bem os aspectos da teoria em si.
Em português já existem alguns livros interessantes, que inclusive resumem em português os melhores autores que li quando fazia mestrado e doutorado em NY.
Um deles é o Guia de Ead de Heide e Stillborne.
Outro é Design Instrucional Contextualizado de Andréa Filatro.
Os dois falam de projetos com tecnologia, e o segundo resume bastante a parte teórica por traz do bom uso de um design de um curso EaD, com tecnologia. Dá uma boa fundamentação. E esses pelo menos estão em português.
Existem outros, mas esses eu achei práticos e de fácil leitura. Bom para quem é menos familiarizado com teorias pedagógicas.

Espero que ajude. :-)
Um abraço,
Cristiana

================================