[OLPC Brasil] Aprendizado um-para-um: a visão de Walter Bender

Paulo Drummond ptdrumm at terra.com.br
Sun May 18 00:54:05 EDT 2008

De acordo, Tomeu.

A minha observação sobre a estratégia dividir e conquistar, referia-
se à colocação do Américo com seu exemplo. O objetivo estratégico de
dividir e conquistar é apenas uma forma de ver o caso. Ela pode ser
negativa do ponto-de-vista daquelas que nela vêem um enfraquecimento;
e positiva para os que dela se valem para ganhar terreno, pontos ou
poder.

Na verdade, não creio mesmo se tratar de uma divisão, mas de um "spin-
off", coisa bastante comum no meio. Aliás, a própria organização OLPC
pode ser considerada um "spin-off" do Media Lab. Nada mais natural,
portanto, que surjam "spin-offs" a partir de projetos com semelhante
grandiosidade e complexidade. Pixel Qi é um outro exemplo.

Grade parte dessas germinações têm mais agilidade e velocidade que
sua 'mater', e são menos influenciadas por grandes estratégias
comerciais, desde que voem 'abaixo do radar' de grandes corporações.

Sugar tem um longo caminho a percorrer. O que não se pode perder de
vista (sem trocadilho), é o fato de ter sido criado para tornar fácil
e prático o uso da ferramenta mediadora (o computador) para a
conquista do objetivo final, o aprendizado 1:1. Quanto mais
transparente e natural for a máquina das crianças, melhor será para
elas.

-paulo