[OLPC Brasil] baterias (era: Para os amigos do OLPC: cartilha do dumping)

Jecel Assumpcao Jr jecel at merlintec.com
Mon Jan 21 15:06:14 EST 2008

Alexandre,

vou reduzir um pouco esta discussão. Concordo com o que você escreveu.

> Meu, não tão deixando as crianças levarem o X0 pra casa?!?  Como elas
> fazem a lição de casa usando a rede Mesh, desse jeito?

Deixar os computadores nas escolas foi uma das primeiras decisões da
UCA, muito antes do início dos programas pilotos. Pessoalmente eu acho
que isso elimina uma parte razoável do potêncial do projeto OLPC.

Na escola em São Paulo onde estão sendo testados os XO, por exemplo, os
computadores estão sendo (ou serão neste semestre - não ficou muito
claro para mim) patilhados entre 3 turmas diferentes. Uma criança vai
usar uma máquina de manhã, outra à tarde e uma terceira mais para o fim
do dia. É a diferença entre "um por aluno" e "um por criança".

> O pessoal parece que fez a licitação pensando em "preço de equipamento
> e serviços", sem considerar outras questões de TCO.  Infelizmente,
> isso dá margem pro fornecedor empurrar custos escondidos pro
> comprador, que vai ter que desembolsar mais depois, parte disso sem
> ter opção de outros fornecedores, permitindo a recuperação do prejuízo
> pela venda inicial abaixo do preço de custo (= dumping).

Acho que a licitação tentou evitar isso, mas não fez um bom trabalho.

> Como em 3 anos há 36 meses, no caso do primeiro fornecedor, o custo
> total com pneus vai ser 36 vezes o preço do pneu, enquanto no caso do
> segundo, vai ser apenas 10 vezes.  Mas, pelas normas da licitação, que
> permitem deixar a substituição dos pneus de fora, fica a obrigação de
> comprar a opção que, de imediato, parece mais barata, mas que, no
> longo prazo, vai necessariamente custar mais.

Sim, isso é um problema grave. No caso dos laptops também tem os custos
de eletricidade e de acesso à internet que são um tanto diferentes de um
produto para o outro.

-- Jecel