[OLPC Brasil] IDGNow: Chefe de tecnologia do OLPC deixa projeto de laptop de US$ 100

Jecel Assumpcao Jr jecel at merlintec.com
Thu Jan 3 16:08:10 EST 2008

José Antonio escreveu:

> É um exagero falar de "baixa". Mary Lou vai se dedicar à própria
> empresa. Pelo endereço web (http://www.joeinc.tv),

Este é o site pessoal dela. O da empresa é

http://www.pixelqi.com/

> imagino que ela vá desenvolver o projetor de vídeo de 50 euros, Se
> a minha especulação se confirmar, este aparelhinho poderia sacudir
> o mercado de televisores, de informática, de escolas. Ela ficaria
> milionária. E merece. É uma das pessoas que mais causou impacto
> na história da informática.

Na verdade projetores de baixo custo eram o projeto da empresa anterior
dela (a Microdisplays) e também seu trabalho na Intel. No momento ela
está falando de um laptop de 50 euros.

> E a JOE vai fornecer os equipamentos que produzir, sejam quais
> forem, a preço de custo para o OLPC.

Pelo que eu entendi, ela vai continuar a fornecer *serviços* para a OLPC
a custo muito reduzido.

Dado que o plano original era fazer a mesma máquina por anos seguidos a
um custo cada vez menor (de modo que o preço médio seria de $100, não o
inicial) mas estou vendo que a tentação de criar logo um XO-2 bem
melhorado está cada vez mais forte, talvez esta "baixa" seja um fator
positivo. Não que eu ache esta a melhor opção - meu próprio projeto é
baseado na idéia de uma série de modelos. Mas quando você tem um plano e
acaba fazendo outra coisa (como o plano de não usar nenhum circuito
dedicado no XO, por exemplo) o resultado pode ser pior do que se você
tivesse adotado o outro plano logo de cara.

-- Jecel