[OLPC Brasil] Saída de Walter Bender e OLPC diz que poderá usar só windows XP

José Antonio Rocha joseantoniorocha at gmail.com
Thu Apr 24 14:42:55 EDT 2008

Está a maior discussão nas listas de desenvolvedores se o Sugar roda no
Windows ou não. Na prática, colocar Windows será apenas gasto de dinheiro
público de algum país colonizado e míope.

Não nenhuma razão prática pra se adotar Windows que custa dinheiro e gasta o
dobro ou o triplo de recursos que o Linux Fedora. Os laptops não são para
centros de treinamento de produtos Microsoft, são para atividades as mais
diversas nas quais não interessa o sistema operacional. Se adotará o Windows
apenas para que os estudantes usem Word? Usar Word para fazer a composição
"Minhas férias"? Os estudantes de oito anos necessitam de enormes planilhas
para calcular *break even* e aplicações financeiras?

O pior é que eu já estou achando que Sugar é um desperdício de tempo e
recursos. A cada compra governamental de países democráticos, um tipo de
máquina diferente poderá sair vencedor. As escolas terão uma mistura de
plataformas, sistemas operacionais e programas  aplicativos.

Voltemos ao que funciona e ao que é padrão: a Web.

A OLPC deveria estar desenvolvendo sistemas Web e objetos de aprendizagem
nos padrões atuais interplataforma, não sistemas específicos para o XO, na
minha visão.

On Thu, Apr 24, 2008 at 3:17 PM, Roberto Fagá <robertofaga at gmail.com> wrote:

> Acho que ninguém mandou aqui ainda, as notícias:
>
> OLPC perde presidente de software [1]
> OLPC diz que pode abandonar Linux e usar só Windows no laptop de US$ 100
> [2]
>
> [1] -
> http://idgnow.uol.com.br/carreira/2008/04/22/olpc-perde-presidente-de-software/
> [2] -
> http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2008/04/23/olpc-diz-que-pode-abandonar-linux-e-usar-so-windows-no-laptop-de-us-100/
>
> ... e seja o que Deus quiser ...

nome: "José Antonio Meira da Rocha" tratamento: "Prof. MS."
atividade: "Coordenação do Pós-Graduação Jornalismo em Mídias Digitais
ColetivaEAC-IPA"
googletalk: email: MSN: joseantoniorocha at gmail.com
ICQ: 658222 Skype: "meiradarocha_jor"
veículos: [ http://meiradarocha.jor.br http://olpcitizen.blogspot.com ]