[OLPC Brasil] Pendriver

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Sun Sep 23 23:51:22 EDT 2007

Antonio,

No console (Alt + *, por exemplo) digite:

> su [para assumir como super-usuário
>mkdir /mnr/pendrive [para criar a pasta onde será montada a pen]
> mount -t vfat /dev/sd? /mnt/pendrive [substitua o ? pelo device da pen, normalmente "sda" ou "sdb", mas também pode ser "sda1", "sda2", "sdb1",...]

Normalmente não sabemos como o sistema nomeou o device, por isso
quando chegar no "sd" tecle TAB e uma lista dos devices começados com
"sd" irá aparecer.

Para tornar a montagem automática é simples, basta alterar o arquivo
"fstab". mas aconselho você a dar uma olhadinha em
http://www.guiadohardware.net e procurar pelos tutoriais que falam
sobre pendrive e fstab. Assim você vai aprender mais sobre montagem de
dispositivos no Linux.

Um abraço e espero ter ajudado.

Jaime.