[OLPC Brasil] Um laptop para muitos alunos: o Ink-Media Mobile Personal Computer de US$250

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Tue Nov 6 06:10:12 EST 2007

Parece mesmo haver incongruências mesmo no modelo aparentemente
defendido pela Ink-Media (nome bem enigmático por sinal).

Metodologias que utilizem um computador para muitos alunos são
válidas. Há os telecentros e laboratórios de informática onde grupos
podem realizar atividades em períodos agendados.

Também é interessante (acho até mais interessante que os laboratórios
para as séries iniciais) a colocação de 1 computador em cada sala de
aula. Neste caso os alunos podem desenvolver atividades em grupo de
maneira tradicional e em determinado momento se organizam para ir ao
computador para realizar parte do trabalho, normalmente elegendo um ou
dois colegas para realizarem a tarefa, revezando com os outros grupos.

É mais limitado que a idéia do 1-1 mas obriga a otimização do uso da
máquina, pois a equipe pedagógica tem mais controle e pode se sentir
mais tranquila ao definir os recursos disponíveis no computador,
integrando-os melhor à pedagogia da escola.

Mas não me pareceu o caso da Ink-Media. "Uma pen-drive por aluno" dá a
idéia de um uso mais intensivo, difícil de obter satisfatoriamente
neste modelo.

Um abraço,
Jaime.

PS: Aliás, acho que as escolas que possuem laboratórios de informática
subutilizados ou micros velhos sobrando deveriam considerar este outro
modelo. Vejo como uma ótima prévia para uma posterior migração para o
1-1. Menos traumáticas que passar dos laboratórios para os XO. (Mas
tenho dúvidas se a eficiência se mantêm em séries mais avançadas.)