[OLPC Brasil] OT: outra do economista da educação Gustavo Iochpe

José Antonio joseantoniorocha at gmail.com
Mon Nov 5 22:59:38 EST 2007

> "[...] há uma questão que eu acho muito importante: a universidade pública
> brasileira virou uma grande máquina de desperdício de recursos, ela gasta
> muitíssimo mais do que deveria. Nos países mais desenvolvidos o custo por
> universitário equivale a 40% do PIB per capita, enquanto no Brasil é de 160%
> do PIB per capita, ou seja, mais de uma vez e meia. O universitário público
> brasileiro custa quatro vezes mais do que o universitário dos países mais
> desenvolvidos, onde há universidades de melhor qualidade, que fazem a melhor
> [...]

http://www.empreendedor.com.br/?pid=17&cid=1133

As porcentagens são de Gustavo Iochpe, economista por Yale. Não conferi pra
ver se são corretas. Mas as contas são estas:

País    PIB PPC    % do PIB    Gasto absoluto
EUA    $43.800,00    40%    $17.520,00
Brasil    $8.600,00    160%    $13.760,00

Treze mil dólares é quatro vezes maior que 17 mil? Estou começando a achar
que Yale é que tem péssima qualidade de ensino...

--
nome: "José Antonio Meira da Rocha"  tratamento: "Prof. MS."
atividade: "Pesquisa e aprendizado em mídias digitais"
googletalk: email: MSN: joseantoniorocha at gmail.com
ICQ: 658222 Skype: "meiradarocha_jor"
veículos: [ http://meiradarocha.jor.br http://olpcitizen.blogspot.com ]