[OLPC Brasil] Chamem a cavalaria. Qual cavalaria?

Jecel Assumpcao Jr jecel at merlintec.com
Wed May 2 18:12:14 EDT 2007

Pessoal, infelizmente não tenho tido tempo de participar das discussões
aqui. Provavelmente a coisa só vai melhorar em Julho (pois voltei a ser
estudante depois de tantos anos...).

Americo Damasceno escreveu

> Vou tentar ser mais explícito.
>
> Em setembro podemos te consolidado o "fiasco RedHat". Isso significaria
> que a arquitetura de compartilhamento de atividades, que é o que faz o
> x0 ser diferente dos outros laptops, não foi implantada a tempo. Ela está
> sendo programada em Python e é a "cara" do x0.

Isso seria chato, mas não tão grave assim: é muito fácil atualizar as
máquinas depois de já entregues para as crianças.

> Minha sugestão é que seja criada uma "cara" alternativa, baseada no
> Squeak-Etoys (Smalltalk) que já tem o TeaTime incluso, sob um Linux
> qualquer (não precisa ser o Fedora). Se acontecer o "fiasco RedHat",
> temos uma sáída que não é o Windows com Groove.

A grande limitação de uma solução assim é que os web browsers
disponíveis no Squeak não oferecem uma experiência razoável de nevagação
pela web. É claro que com um pequeno investimento isso poderia ser
resolvido, mas até hoje não foi e não temos como ter certeza que isso
seria feito antes do pessoal do Python terminar o seu trabalho.

> Isso poderia até ser feito aqui no Brasil, que tem gente como  o Jecel,
> que é "o cara" nessa área de Squeak e Linux.

Como o pessoal da OLPC teve a gentiliza de me enviar um XO B2 eu estou
querendo instalar uma versão do SqueakNOS combinado com o Spoon nesta
máquina. Isto serveria como base de comparação de uma solução 100%
Squeak com a solução atual baseada em Linux. Mas considero isso uma
experiência científica para conhecermos melhor os limites da máquina e
não como uma alternativa viável ao software da OLPC.

Quem tiver interesse por este tipo de coisa pode ler mais em:

http://sourceforge.net/projects/squeaknos

http://netjam.org/spoon/

Mas se estou sem tempo para escrever emails, dá para imaginar que este
não vai ser um desenvolvimento rápido....

> Mas um passarinho me contou que ele (de quem tenho uma ótima
> impressão) anda num projeto alternativo ao da Quanta e criando
> um laptop educacional baseado em  Squeak, junto com sua irmã,
> que é coordenadora pedagógica do Bandeirantes. Se for verdade,
> seria a "sopa no mel" e a gente devia conhecer e apoiar essa "solução
> brasileira".

Na verdade comecei este projeto em 1983. Foi interrompido algumas vezes
por vários motivos e na versão atual foi iniciado em 1999. É bem mais
ambicioso do que o da OLPC já que inclusive projeto os processadores
otimizados para o Smalltalk. Em outra mensagem o Andres mencionou a
CEITEC. Na verdade esta é uma fábrica que a Motorola desativou em 1997
por esta obsoleta e deu de presente para o Prof. Zuffo do LSI-USP.
Apesar da tecnologia de 0.8um não ser a ideal na época, eu conversei com
eles sobre um projeto conjunto para termos um processador nacional para
computadores educacionais. Mas como o LSI não conseguiu financiamento da
FAPESP para a construção da sala limpa e o governo do Rio Grande do Sul
prometeu fazê-lo, a Motorola mandou a fábrica para Porto Alegre. Fico
feliz que agora é de 0.5um e estão achando que vai dar para passar para
0.35um no futuro, mas termos perdido 10 anos com isso faz como que eu
não seja muito otimista.

Mas eu tenho paciência, como dá para ver num histórico visual do meu
projeto desde 1983:

http://www.merlintec.com:8080/hardware/album

Quanto ao preço de componentes para pequenas quantidades, que o Américo
mencionou em outra mensagem, é perfeitamente normal. Trabalho com isso
desde 1979 e estou acostumado. Apenas um exemplo:

> http://www.xilinx.com/products/silicon_solutions/fpgas/spartan_series/spartan3e_fpgas/index.htm

Aqui diz que a FPGA (circuito reprogramável que uso no meu projeto)
XC3S100E custa menos de $2 e a XC3S1200E menos de $9. Uma nota de rodapé
diz que isso é para lotes de 500 mil na segunda metade de 2006 (o texto
da página é de 2005). Se eu procurar estes componentes em
http://www.em.avnet.com/ vou ver o XC3S100E por $9,88 a $12,72
(dependendo do encapsulamento) e o XC3S1200E por mais de $50. Isso
significa que vou pagar 5 vezes mais pelos componentes (não contando
impostos, que dobram meus custos!) do que a turma da OLPC.

Devo mencionar que a Cristiana não está participando do meu projeto, mas
ela falou sobre os aspectos pedagógicos na palestra da UFSCar sobre a
OLPC em agosto passado. Ela acompanha esta lista de tem muito interesse
e extensa formação no assunto.

Meu projeto é 100% aberto e apenas a falta de tempo tem feito com que as
informações nos meus site sejam tão poucas.

Mas gostaria de deixar bem claro que apoio totalmente o projeto OLPC.
Acho que o melhor motivo para o Brasil fazer parte disso é poder depois
trocar experiências com o Nepal ou a Argentina. Se ao invés disso o
Brasil adotar o Classmate ou o Mobilis eu ficaria bem menos contente,
mas apoiaria isso também. A alternativa de ficar tudo como está é a
única que não aceito de jeito nenhum.

um abraço,
-- Jecel