[OLPC Brasil] Macfags pegam carona no OLPC

Paulo Drummond ptdrumm at terra.com.br
Tue Mar 20 21:41:26 EDT 2007

Caro José Antônio,

1. Chamar quem quer que seja de Macfag pode ser ofensivo. Se você
quer chamar os fãs incondicionais, os entusiastas, ou os simples
usuários do MacIntosh, de fag - em qualquer das suas acepções - acho
que você deve saber que aqui na Terra, quase tudo que sobe, desce.

2. O website onemacbook.org é obviamente uma brincadeira, que algum
austríaco bem-humorado resolveu gastar seu tempo em construí-lo. Pode
não ter muita graça, mas tem estilo.  Um divertissement, enfim. Por
outro lado, o marketeiro Sr. Wayan continua a proporcionar saraivadas
de asneiras aos que tropeçam em seu blog.

Um iBook (um modelo de Mac portátil lançado nos 90) por aluno é uma
realidade em todas as escolas públicas elementares do Maine. A
iniciativa é fruto de uma junção de esforços do governador Angus King
e de Seymour Papert, em cima da idéia original de Alan Kay e do
próprio Papert.

(http://ali.apple.com/ali_sites/glefli/exhibits/1001165/
A_Computer_for_Every_Lap.html).

Portanto, "One MacBook Per Child" não é uma idéia exatamente nova,
nem brincadeira. Ao contrário, foi baseada em experiências bem-
sucedidas como essa (a dos Macintoshes do Maine), que a idéia do
projeto OLPC prosseguiu.

3. Seria muito bom que mais e mais crianças pudessem ter uma forma de
construir seus próprios ambientes de aprendizado e pudessem expressar
individual ou colaborativamente as suas opiniões; com XOs, com Macs,
com Mobilis e com ClassMates da vida. Que elas pudessem se libertar
do professor-transmissor e ganhassem um companheiro-mentor. Que elas
- terribles ou non - fossem cada vez mais protegidas da idiotice
grassante dos adultos. E do Windows™.

Paulo

Malim equidem indisertam prudentiam, quam stultitiam loquacem.
(Cicero, De Oratore, lb. tertivs [142])