[OLPC Brasil] Ecologia da terra abandonada ou quase

Melhorart Info Educativa info-educativa at melhorart.com
Wed Mar 14 15:00:39 EDT 2007

Caro Alberto,
É muito bom saber que você é de Araruama! Tenho muitos amigos lá e morei
10 anos em Iguaba. Tenho ouvido muitos elogios á política de educação da
prefeitura, mas não sei se é Marketing ou realidade. Se tiver material
sobre como anda a coisa lá, me envie.
Concordamos num ponto: A imensa maioria dos professores nem sabe ligar
um micro. Aí fica a responsabilidade da pedagogia de Papert e Paulo
Freire, do aprender coletivo. Mas além disso, ou por isso mesmo, ao
ligar com seus alunos o X0 pela primeira vez, esse professor precisará
encontrar todo o suporte necessário para poder direcionar o trabalho.
Não dá pra conceber um "aprender coletivo" sem um tema, um projeto comum.
Em minha escolinha, as professoras vão começar agora um curso básico,
que organizei, pois a maioria nada conhece. Não sabem (como dizem, bater
uma prova!). Minha simples presença quase solitária nesse grupo já é uma
boa amostra dessa distância.
Venho tentando trazer colegas para o grupo, mas encontro muita
resistencia, não sei porque.
Sobre o Orkut, ficamos apreensivos, porque, assim como na rua, muitas
comunidades incitam à atitudes e posicionamentos negativos, como
racismo, imprudencia, crueldade com animais e consumo de drogas. Quando
o jovem tem uma base em casa, um diálogo, uma presença de seus pais,
essa democracia do Orkut pode ser exercida. Meu filho, por exemplo, sabe
de um trabalho, voluntário, de rapazes que servem de isca para descobrir
atividades destas comunidades e muitos são agentes da PF, já receberam
várias propostas, que vão de estelionato à prostituição...

Poder ter um Orkut apenas voltado para educação, cultura e tecnologia é
muito mais seguro e agradável. Muitas vezes, o professor, em suas 4
horas diárias de contato com o jovem, é responsabilizado por tudo que um
jovem faz. Sempre achei meio injusto o termo EDUCADOR, pois educar
deveria ser a função primordial dos pais.

Nossa papel é muito difícil e importante, pois há muito joio nesse
trigo... veja: falta de professores no Estado: 4000 professores
desviados de função: 14.000 - ainda sobram 10000!!! ou desaprendi a
matemática elementtar??
Nesses 14.000 temos, por exemplo: cabos eleitorais de deputados,
vereadores etc...
Parentes dos mesmos... secretárias em cargos de confiança...etc, etc, etc.

Boa tarde a todos
Jenny