Re: [OLPC Brasil] Crítico do OLPC faz parceria com Microsoft

Paulo Drummond ptdrumm at terra.com.br
Thu Mar 1 20:06:55 EST 2007

On Mar 1, 2007, at 7:40 PM, José Antonio wrote:

> Wayan deveria refletir sobre suas críticas à fabricação do OLPC XO,
> por exemplo. Enquanto ele condena o fato que que o computador das
> criaças não será fabricado nos países compradores, ele faz, através
> de sua entidade GeekCorp, um acordo com a Microsoft para ensinar
> produtos Microsoft para libaneses.

Atitude relativamente comum: faça o que digo mas não faça o que eu faço.

Recentemente noticiado o fato do Sr. Al Gore, inegável defensor da
Terra e de seus finitos recursos naturais, além de protagonista e
promotor de um filme (An Incovenient Truth) agraciado com um Academy
Award, gasta numa de suas casas (a de Nashville) US$30k por ano em
energia (eletricidade e gas), cerca de 20 vezes a média nacional.
Para ficar só nos famosos, Bill Gates disse (bem recentemente) que
não deixa seu filho ficar mais de uma hora na frente de um computador.

Como escreveu Jaime Balbino sempre há e haverá detratores e
apoiadores, noves fora os neutros. O Sr Vota parece ser apenas mais
um daqueles que "descobriram" uma forma de salvar o mundo: o blog.
Antigamente se dizia que papel aceita tudo. Agora o papel é outro.

Curiosamente, o Sr. Ethan Zuckerman, fundador da dita geekcorps, é
muito mais defensor do projeto OLPC que o marqueteiro Sr. Vota.

> Quiz dizer que desenvolver soluções locais só vale para hardware
> (coisa difícil), não para software (coisa fácil)?

Caro José Antônio, não sei que tipo de correlação vc quer apresentar
com essa sentença, mas mesmo sendo uma tradução livre, o que está
colocado entre parênteses promove uma trágica confusão no
entendimento dessas duas palavras.

Paulo