[OLPC Brasil] Fwd: correções no artigo para esta quarta

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Wed Jun 6 14:34:40 EDT 2007


Convido para a leitura do novo artigo "Servidores para gestão escolar -
Parte II", no Dicas-L.

Link direto:
http://www.dicas-l.com.br/educacao_tecnologia/educacao_tecnologia_20070606.php

Resumo:
Aqueles que já montaram sistemas de alta-demanda com serviços críticos sabem
a difícil arte que é conciliar estabilidade com restrições de tempo e
orçamento, além das expectativas dos donos e usuários. Em educação, uma
estrutura de serviços consistente está muito longe de poder ser resumida a
um servidor LAMP (Linux + Apache + MySQL + PHP) e uma instalação padrão do
Moodle feita em 10 minutos. Isto pode até satisfazer os mais desavisados e
menos exigentes, mas não representa o "estado da arte" dos serviços que hoje
são possíveis combinar e personalizar de maneira a oferecer ao usuário final
(aluno, professor ou cidadão comum) uma experiência rica em EAD ou no ensino
presencial apoiado em TICs. Neste artigo falamos um pouco das novas demandas
de serviços em rede e de como se preparar para satisfazê-las.

Um abraço,
Jaime.





-- 
Jaime Balbino Gonçalves da Silva
Designer Instrucional e Consultor em sistemas de ensino
Gestão, automação e adaptação em EAD
Pedagogo e Técnico em Eletrônica
Campinas, SP - Brasil
jaimebalb at gmail.com


-- 
Jaime Balbino Gonçalves da Silva
Designer Instrucional e Consultor em sistemas de ensino
Gestão, automação e adaptação em EAD
Pedagogo e Técnico em Eletrônica
Campinas, SP - Brasil
jaimebalb at gmail.com
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: http://lists.laptop.org/pipermail/brasil/attachments/20070606/4b4efe24/attachment.htm 
-------------- next part --------------
Servidores para gest?o escolar - Parte II
Por Jaime Balbino

Aqueles que j? montaram sistemas de alta-demanda com servi?os cr?ticos sabem a dif?cil arte que ? conciliar estabilidade com restri??es de tempo e or?amento, al?m das expectativas dos donos e usu?rios mortais. Em educa??o, uma estrutura de servi?os consistente est? muito longe de poder ser resumida a um servidor LAMP (Linux + Apache + MySQL + PHP) e uma instala??o padr?o do Moodle feita em 10 minutos. Isto pode at? satisfazer os mais desavisados e menos exigentes, mas n?o representa o "estado da arte" dos servi?os que hoje s?o poss?veis combinar e personalizar de maneira a oferecer ao usu?rio final (aluno, professor ou cidad?o comum) uma experi?ncia rica em EAD ou no ensino presencial apoiado em TICs.

Ali?s, enganam-se os que pensam existir softwares m?gicos capazes de resolver num simples clique do bot?o "instalar" todos os problemas. No mundo real s? ? poss?vel apresentar uma solu??o satisfat?ria quando se conhecem profundamente as iniciativas //e tamb?m// os problemas que ser?o enfrentados. Nem o profissional muito t?cnico e nem o  muito "bitolado" s?o capazes de solu??es eficazes sozinhos. Da? a import?ncia do trabalho em equipe e da escolha de perfis/habilidades complementares, como aquela variedade f?rtil que encontramos em quadros docentes, secretarias e gestores de boas escolas.

Tamb?m s? porque estamos familiarizados (ou especializados) com um tipo de solu??o n?o significa que temos que "dobrar" todos os problemas para que "se encaixem" no nosso dom?nio. Acreditar neste tipo de converg?ncia enciclop?dica e monol?tica ? ficar fadado a oferecer solu??es parciais para problemas complexos, negando as peculiaridades que cada sistema deveria ter. Retomando o "LAMP + Moodle" acima, por exemplo, se ele serve como solu??o prim?ria para a maioria das implementa??es de EAD hoje, isto n?o significa limitar-se a us?-lo superficialmente, sem contribuir para melhoria e amplia??o de seus recursos ou relevar a busca por outras solu??es com caracter?sticas mais espec?ficas para determinado caso.

==Uma nova realidade==
Com a [populariza??o dos computadores de baixo custo http://mobeduc.blogspot.com/2007/06/mobilis-na-polishop.html] (como o Mobilis, Classmate e XO) as escolas, faculdades e demais centros de forma??o p?blicos e particulares ter?o novas ferramentas para as quais os gestores ser?o obrigados a considerar seu uso. Afinal, em uma escola particular de ensino fundamental a lista de material anual pode chegar a mais de mil reais, enquanto um equipamento destes n?o dever? passar de 200 d?lares, substituindo ou complementando uma parte significativa da lista. Para os pais dos alunos destas escolas, a aquisi??o de uma m?quina destas (que dura 5 anos) como material escolar tende a ser t?o natural quanto a compra dos livros did?ticos, da r?gua e do papel sulfite.

Por?m, se isto em um primeiro momento funcionar? como marketing para escola atrair e manter alunos, logo em seguida exigir? uma reestrutura??o completa do curr?culo e a implementa??o de novos servi?os aos alunos, pais e professores; servi?os estes que at? agora eram desnecess?rios ou que simplesmente nunca foram considerados, como redes wirelles e servi?os de intranet est?veis com suporte a muitas conex?es concorrentes e simult?neas. Em sistemas mais avan?ados deve-se pensar em servidores de m?dia, servi?os em multicast e IPV6, etc...

Uma rede intranet escolar tradicional, seja p?blica ou particular, raramente consegue suprir necessidades b?sicas, mesmo porque os alunos utilizam os computadores da escola poucas horas na semana e os professores simplesmente n?o possuem h?bitos que aproximem a tecnologia com o ato de lecionar para al?m de slides em Power Point e pesquisas bibliogr?ficas. Mas se os alunos e professores t?m a possibilidade de se conectarem a qualquer hora com equipamentos pouco potentes e de pouca mem?ria, os servi?os que eles ter?o que acessar s?o muito maiores e mais complexos. Ser?o escolhas cr?ticas, tanto t?cnicas quanto pedag?gicas.

Montar um servidor para trabalho colaborativo com servi?os de wiki, blog e outros softwares escolares espec?ficos, como o FLE3, pode parecer ?bvio ? primeira vista, j? que os pacotes est?o dispon?veis na rede. Mas tirar o m?ximo proveito de suas configura??es e construir um m?todo de ensino envolvente com eles... ? uma outra hist?ria, que pode ser frustrante para o professor mais motivado.

Mas isso n?o significa que se deva desanimar. A hist?ria desta nova educa??o ainda est? sendo escrita e o principal segredo ? ser coerente: se o objetivo ? trabalhar colaborativamente com seus alunos, ent?o o professor tamb?m deve agir colaborativamente, compartilhando seus resultados e frustra??es com seus pares. N?o se pode ensinar para o wiki sem tamb?m ser wiki.

Mas esta ? apenas uma pequena parte de toda a nova tecnologia que est? a nossa disposi??o. Nos ?ltimos anos temos acompanhado e implementado solu??es das mais diversas em educa??o, algumas diretamente relacionadas ao ensino, outras simples conseq??ncia de um modo de trabalhar e viver compat?veis com as novas habilidades necess?rias para este mil?nio e com as tecnologias mais populares. Padr?es educacionais (o IMS-LD ? s? um exemplo); plataformas colaborativas automatizadas; mensageiros e video-confer?ncia; quadro-branco; simula??o e realidade virtual; m?dia sob-demanda; r?dio on-line e vodcast, TV Digital, Ruby on Rails, RED5/OpenLazlo, VLC, Smil, Bonjour e MythTV/Freevo/LinuxMCE s?o alguns exemplos.

No meio de tantas tecnologias reina o software livre. Se n?o basta a op??o ideol?gica confessa, fica a an?lise de que ? dif?cil interligar tudo isso a um custo razo?vel e com a agilidade necess?ria s? com software propriet?rio, incompatibilidades propositais, patentes pendentes ou solu??es h?bridas complexas.
 
N?o h? espa?o para ortodoxias nos futuros servidores escolares. Se algu?m aparecer com uma solu??o ?nica e padr?o, desconfie. Ela pode ser boa e suficiente, mas n?o lhe dar? a chance de explorar todas as possibilidades concorrentes. Veja o que a Google faz e pense como eles! Ser? que voc? est? preparado para o futuro?

Observa??o: N?o quero aqui negar os esfor?os para a constru??o de //servidores padr?o// para escolas p?blicas, como a OLPC e o UCA tem feito. Apenas afirmo que sua configura??o n?o pode limitar os servi?os dispon?veis ao usu?rio ou a expans?o destes. Em outros artigos falaremos destas iniciativas e analisaremos um perfil para servidores com finalidade gen?rica para escolas.

==Links interessantes:==
O [primeiro artigo http://www.dicas-l.com.br/educacao_tecnologia/educacao_tecnologia_20070528.php] desta s?rie.

Leia tamb?m: ["Em EAD, fa?a as perguntas certas" http://www.dicas-l.com.br/educacao_tecnologia/educacao_tecnologia_20061020].

Sobre poss?veis servi?os e equipamentos, veja ["A Escola de Maria" http://www.dicas-l.com.br/educacao_tecnologia/educacao_tecnologia_20070316.php].

Sobre inova??o, Apple, Google, Smil e outras tecnologias, veja [este texto do Fred http://www.dicas-l.com.br/filosofiadigital/filosofiadigital_20061117].

Sobre [a venda de computadores m?veis abaixo dos 400 reais http://mobeduc.blogspot.com/2007/06/mobilis-na-polishop.html].


More information about the Brasil mailing list