[OLPC Brasil] Governo fará edital para laptops educacionais na 1ª quinzena de setembro

http://penselivre.freehostia.com cadunico at bol.com.br
Tue Jul 31 16:05:13 EDT 2007


Fornecedor dos primeiros 150 mil notebooks educacionais para o programa UCA será conhecido já no dia 15 de setembro.

O Governo promoverá o edital responsável por escolher o fornecedor dos notebooks educacionais a serem usados no próximo ano durante a primeira quinzena de setembro, por meio do projeto federal Um Computador por Aluno (UCA).

Segundo a Assessoria Especial da Presidência, órgão responsável tanto pela licitação como pelos testes conduzidos com as plataformas em disputa, até o dia 15 de setembro já haverá vencedor para o edital, que será realizado por meio de pregão eletrônico.

O edital envolverá a compra de 150 mil notebooks educacionais que serão distribuídos entre 300 escolas por todo o país a partir de dezembro deste ano, para que os portáteis sejam usados no ano letivo de 2008.

Em outra ocasião, César Alvarez, assessor especial do Presidente Lula, afirmou que o governo deverá pagar cerca de 200 dólares por máquina, o que significa que o edital envolveria até 30 milhões de dólares.

Ainda de acordo com o órgão, cinco escolas de cada estado brasileiro receberão a máquinas para uso a partir de fevereiro. Todos os estabelecimentos têm em comum o reduzido tamanho - os 500 notebooks educacionais para cada uma delas serão destinados para todos seus alunos e professores.

A utilização nestas 300 escolas está sendo encarada pelo órgão como uma segunda fase do projeto piloto para decidir ou não pela implementação de notebooks em todos os colégios brasileiros.

Desde o começo do ano, cinco colégios localizados nos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, além de um em Brasília, estão testando os notebooks XO, do grupo One Laptop per Child, ClassMate PC, da Intel, e Mobilis, da Encore.



More information about the Brasil mailing list