[OLPC Brasil] Reciclatem - No Rio de Janeiro, caça-níqueis viram computadores escolares com LINUX

http://penselivre.freehostia.com cadunico at bol.com.br
Tue Jul 24 12:17:58 EDT 2007


Máquinas caça-níqueis apreendidas pela Polícia Federal estão prestes a virar computadores escolares no Rio de Janeiro. O governo do Estado pretende utilizar uma idéia desenvolvida na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) para promover a inclusão digital dos alunos da rede pública.

Segundo informações da Agência Fapesp, o custo de transformação de cada máquina é de cerca de R$ 60 por unidade. Do total de 10 mil máquinas apreendidas, 130 já convertidas estarão disponíveis para uso nas escolas a partir do dia 4 de agosto. O objetivo é que até o fim do ano sejam 2 mil máquinas convertidas.

Inicialmente, os caça-níqueis apreendidos seriam destruídos, mas a 4ª Vara Federal Criminal autorizou a transformação das máquinas. Segundo o o professor Fabiano Saldanha da Gama Oliveira, autor da idéia, algumas das máquinas são equipadas com todos os componentes necessários ao funcionamento de um computador.

"É só apagar os arquivos e programas referentes ao jogo, manter o hardware e fazer o reaproveitamento do material. As máquinas originalmente são compostas de uma placa-mãe, um processador Sempron 2,3 GHz e memória de 30 megabytes", Saldanha da Gama Oliveira.

A parte da máquina antes usada para colocar copos é retirada e um espaço para teclado e mouse é adaptado. Os novos computadores funcionam com o sistema operacional Linux e recebem um modem para permitir o acesso à Internet.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/e[...]na/0,,OI1772641-EI8266,00.html



More information about the Brasil mailing list