Re: [OLPC Brasil] Nova cara do OLPC não fica bem no XO

Paulo Drummond ptdrumm at terra.com.br
Wed Jan 31 20:24:26 EST 2007

On Jan 30, 2007, at 3:05 AM, José Antonio wrote:

> O novo layout do site OLPC (http://www.laptop.org) está muito bom, só
> que não foi feito para o XO. Não cabe na telinha. :)

Não me parece que o website em questão seja do interesse das crianças.

> Não é uma interface "elástica", como recomendado para páginas Web
> dentro do padrão.

Que recomendação? Que padrão?

O site foi construído nitidamente para ser visto com a resolução
1024x768 pixels, que é uma tendência natural, dado o barateamento de
monitores de 17", que apresentam um pixel de 0,42mm, não muito menor
que um pixel de 0,47mm num monitor de 15" ajustado para 800x600, que
é visualmente bastante confortável. Monitores modernos têm 'dot
pitches' bastante pequenos, o que lhes possibilita uma resolução
nativa alta (a resolução é dependente de outros fatores também).
Assim, se a tendência de mercado é 17", os web designers aproveitam
esse fato para produzirem hoje seus sites otimizados para 1024x768.

Os websites que se "ajustam", ou "elásticos", são os que
principalmente optam por tabelas com 100% de largura para o conteúdo,
ou usam CSS com estilos que reflitam essa mesma característica. Esse
tipo de construção permite o "enquadramento" completo do conteúdo na
janela, não importando a resolução escolhida pelo usuário. A
desvantagem é em muitos casos, nmmo, o empobrecimento da estética.

O órgão que cria e recomenda padrões para web é o W3C. Já tive a
oportunidade de ler várias de suas publicações (de recomendações) e
em nenhuma delas há explicitamente recomendação da resolução a
adotar. A meu ver, nem poderia.

Por último, quem estiver interessado em verificar a adequação do novo
site laptop.org aos preceitos e recomedações da W3C - e suspeite que
o aludido site foge às recomendações daquele órgão - clique no link
mais à direita no rodapé das páginas do site e veja o resultado.

Paulo