[OLPC Brasil] Encore incorpora rede mesh ao Mobilis

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Wed Jan 31 11:09:53 EST 2007

A Encore está jogando pesado mesmo. Eles parecem que tem dinheiro
suficiente para arriscar e visão neste novo mercado para colher as
boas idéias e criar suas próprias.

Parece ser a única fabricante a levar realmente a sério este nicho.

Temos vários blefes, como o Classmate, que só será fabricado no Brasil
se for o escolhido pelo UCA; ou o nacional Cowboy, que mostra nossa
capacidade e limites ao reproduzir a experiência da OLPC (sem nenhuma
perspectiva de fabricação frente a política industrial e de inovação).
Mas muito poucas empresas parecem encarar seriamente este nicho e suas
necessidades (preço, qualidade, quantidade, mobilidade, conectividade
e especificidade para educação).

A Encore deve estar vendo que mesmo com a concorrência de outras
empresas e com filantropia da OLPC é possível conquistar uma parcela
significativa deste mercado, ou que o mínimo de vendas ainda compensa
o investimento.

Acho que o preço do Mirabilis ainda está subfaturado. Ele perdeu mais
de US$ 40,00 em poucos meses e ainda descentralizou a produção para
pelo menos mais três países. Agora, ainda por cima, vem agregar
funções, como a rede Mesh, que obriga a uma pequena revisão num
projeto que já estava fechado e cotado.

Em breve eles devem adotar o monitor revolucionário da Mary Lou e a
entrada para sensores do XO. Depois só vai faltar anunciar
compatibilidade com a OLPC para que governos e escolas particulares
corram para ele (sem contar os demais consumidores adultos).

Como disse, acho que o difícil mesmo é manter este baixo preço.

Um abraço,
Jaime.