[OLPC Brasil] Wishlist

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Mon Jan 29 06:59:32 EST 2007

Zé,

Esta é apenas uma "lista de desejos", mas fico feliz que a sua idéia
da câmera móvel tenha sido incluída
(http://picasaweb.google.com.br/joseantoniorocha/OLPC/photo#5016329897609535426).

A idéia do GPS já está em testes, segundo o último noticiário do
desenvolvimento. A triangulação através dos pontos da rede Mesh com
base na intensidade do sinal permite a localização. A TIM utiliza essa
idéia no seu celular/telefone. Ela triangula as torres e compara com a
intensidade do sinal para permitir que o usuário faça ligações como
telefone fixo somente na sua casa, sem precisar informar nada à
operadora.

Muita gente achava que esta história do GPS era "frescura" e que só
encareceria o projeto (incluindo eu). Mas acaba sendo uma necessidade
social, uma daquelas concessões que temos que fazer para sermos
aceitos e considerados viáveis. No fim, podemos aproveitar o GPS nas
aulas de geografia e talvez as crianças descubram uma maneira
interessante de jogar pique-esconde ou RPG com mais este recurso.

Uma coisa que me chamou a atenção nesta listinha da Mary Lou foi a
idéia de "destacar" o monitor e separá-lo completamente do teclado. Se
tudo já está concentrado no monitor (placa, conexões e bateria) esta é
uma idéia boa. No entanto, isto aproxima mais o XO do Mirabilis, da
indiana Encore (aquela que irá fabricar no Brasil). Se este conceito
de design é realmente mais víavel e interessante, também significa que
a Encore acertou ao seguir o caminho da Microsoft e seu Origami, ambos
sem teclado.

Digo isso porque eu, particularmente, ainda prefiro o teclado. Seu
custo de fabricação é extremamente baixo e sua durabilidade costuma
ser mais longa que o monitor ou mesmo o resto do equipamento. Aboli-lo
ou desincentivar seu uso pode prejudicar aquilo que ainda é o
principal instrumento para a produção de textos e navegação.

Tem ainda a questão do "pad" que serve como mouse e também para
escrita/desenho a mão-livre.

Ah! E o teclado também serve de suporte para o monitor ficar inclinado
em qualquer posição, sem precisar segurá-lo.

Um abraço,
Jaime Balbino