[OLPC Brasil] Alteridade em sala de aula (era "...e o ensino de Macumba?")

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Wed Jan 10 09:49:10 EST 2007

Acho que encontrei o "pomo da discórdia".

No título do meu email era "...e o ensino de Macumba?", a intenção da
palavra "ensino" aí era ser sinônimo de "a escola abordar tal tema com
propriedade". É claro que pode também ser interpretado como impor
Macumba como "matéria curricular".

Some-se a isto o estilo arcaico proposital da minha abordagem e temos
aí a grande celeuma.

Serei o mais direto possível então: a abordagem a qual quero me
referir se chama ALTERIDADE. Se quiser saber o que é e como ela se
coloca nesta e em outras discussões, comece por este link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alteridade.

Espero que os riscos da lista perder seu foco sejam dirimidos.

Um abraço a todos,

Jaime Balbino