[OLPC Brasil] Falta muito mais que computador nas escolas

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Fri Jan 5 08:26:08 EST 2007

Há ironia, mas infelizmente eles se apegaram bastante aos dados do
próprio ministério. O governo parece que demora para agir de acordo
com seu próprio discurso. O Gesac (de internet via satélite) foi
implementando prinipalmente nos grandes centros nos primeiros anos. Um
absurdo, pois eles já contavam com banda-larga.

Reestruturam o projeto e realocaram as antenas para alguns rincões do país.

Com o Proinfo parece que aconteceu algo semelhante. Depois de um tempo
parado retomaram a informatização pelas localidades com mais potencial
para informatizar com recursos próprios (prefeitura, estado,
comunidade). O resultado está nos números da própria reportagem, a
estagnação das áreas mais necessitadas, a ponto do presidente ter que
pedir um programa específico para estas áreas. A solução: redirecionar
o ProInfo (e os recursos) para tais localidades.

O Ministério das Comunicações quis "liquidar' de imediato esta questão
utilizando as verbas do FUST (a propota pode ser vista aqui:
http://idgnow.uol.com.br/telecom/2006/12/22/idgnoticia.2006-12-22.8358105334/IDGNoticia_view)

A resposta final do governo veio na proposta de orçamento do
congresso, que rebaixou ainda mais as verbas do ministério e só
liberou só um pouquinho do FUST para este ano.
(veja aqui: http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=5574&query=simple&search%5Fby%5Fauthorname=all&search%5Fby%5Ffield=tax&search%5Fby%5Fheadline=false&search%5Fby%5Fkeywords=any&search%5Fby%5Fpriority=all&search%5Fby%5Fsection=all&search%5Fby%5Fstate=all&search%5Ftext%5Foptions=all&sid=8&text=minicom&x=0&y=0)