instalando Squeakland no Ubuntu (era Re: [OLPC Brasil] Modularidade de ALPHACity)

Paulo Drummond ptdrumm at terra.com.br
Mon Jan 1 20:53:09 EST 2007

On Jan 1, 2007, at 10:11 AM, Info-educativa wrote:

> ...l, gostaria de tentar o Squeak.
> Tentei, mas após baixar no XP, quando instalo da a msg: Este não é
> um aolicativo WIN32 válido... Onde  e como posso baixá-lo? O que
> será que está ocorrendo?
> Um abraço e ótimo 2007
>
> PS: Se vc usa Linux tb, como posso baixa-lo no Ubuntu? Qual o
> repositório? Prefiro no XP, pois lá tenho mais programas para desenho.

Jenny, vc pode instalar o Squeak no seu ambiente Ubuntu Linux, sem
problemas. Primeiro, vc tem que ter a máquina virtual (Squeak - VM),
que pode ou não já estar instalada. Para verificar isto, veja se no
menu de 'Applications' tem um item chamado 'Education'; veja se nele
há um item chamado 'Squeak'. Se estiver lá, vc tem a VM. Caso
contrário, vc tem que instalar da seguinte forma: No menu
'Applications' tem um item chamado 'Add/Remove'; clique nele. Vai
abrir uma janela para instalação de pacotes. Procure por Squeak.
Quando encontrar, a descrição deve ser squeak smalltalk system
(virtual machine). Cheque e instale.

O segundo passo é instalar os dois outros conjuntos (Image e
Sources). No Mozilla ou Firefox, digite o endereço http://
www.squeakland.org/installers/ux/squeakland_3.8-3u_all.deb. Use
preferencialmente o GDebi Package Installer para a instalação.

Feliz 2007!

abs,
Paulo

Caso