Re: [OLPC Brasil] Só ganhariam se houvesse "tapetão"

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Wed Feb 7 06:35:55 EST 2007

Americo,

A IBM perdeu o controle sobre o PC e sobre seu software (creio que
neste quesito ela desconsiderou mais ainda o potencial). Mas costumo
pensar que ela ganha muito até hoje com toda a tecnologia embargada
que tem nele (arquitetura, bus de dados, winchester, etc...), na forma
de prestígio e, principalmente hoyalties pelo uso. Penso que ela ganhe
mais com isso do que com a eventual fabricação de computadores. Mesmo
sendo pouco dinheiro, comparado com uma Dell, já deve dar para
garantir alguns altos salários e o balanço positivo do final do
semestre.

(Você confirma este raciocínio?)

Sobre o Classmate. Acho que ele é caro por dois motivos: a margem de
lucro + opção de logística (segundo a própria intel, seu custo
unitário é de uns US$ 250) e arquitetura muito atual (o processador
exige um processo de fabricação mais compelxo e é bem mais caro que um
GEODE, de fabricação mais espartana). Tem também todos os apetrechos
(como mais memória, monitor convencional e ineficiência energética)
necessários para rodar o Windows XP.

Tenho a impressão q