[OLPC Brasil] Entrevista com Negroponte

José Antonio joseantoniorocha at gmail.com
Mon Feb 5 09:31:51 EST 2007

Interessante a história do comentário de Charles Pilger (meu guru para
assuntos de informática):

At 7:03 PM<http://tupidataba.blogspot.com/2005/07/negroponte-fala-do-laptop-de-u-100-no.html#c112077383686823862>,
pilgerowski <http://www.blogger.com/profile/9555477> said...

É triste de ver que é justamente o pessoal do Simputer vê esse notebook como
concorrência...

E quanto aos roubos de computadores, vale a pena ler esse artigo do Gilberto
Dimenstein:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/colunas/gd190605.htm

onde entre outras coisas ele diz:

"Um "case" de pedagogia comunitária foi o roubo de todos os computadores da
escola. "Não sobrou nenhum", lembra ele, que saiu pela favela falando com as
pessoas sobre a importância dos computadores para o aprendizado das
crianças. Resultado: dois dias depois, todos os equipamentos estavam de
volta. E devidamente instalados."

Ou seja: não basta dar o computador. Precisa explicar para a comunidade
porque está sendo entregue aquele equipamento. No que a comunidade entende
isso há engajamento.

On 2/5/07, Jaime Balbino <jaimebalb at gmail.com> wrote:

> "Relembrar é viver" :)
>
> Esta é uma entrevista antiga do Negroponte (da OLPC), feita em julho de
> 2005.
>
> Mesmo assim permanece bem atual. O reporter do Estadão foi feliz nas
> perguntas e conseguiu captar alguns dos principais diferenciais do
> projeto.
>
> Serve para responder a alguns dos questionaimento feitos pela FAIR e
> que tem tido alguma repercussão na "inteligentsia' tupniquim.
>
> Ah! Negroponte também fala do Simputer, micrinho popular da Encore que
> [...]

atividade: "Pesquisa e aprendizado em mídias digitais"
googletalk: email: MSN: joseantoniorocha at gmail.com
ICQ: 658222 Skype: "meiradarocha_jor"
sites: [ http://meiradarocha.jor.br http://olpcitizen.blogspot.com ]