[OLPC Brasil] Leilão continua suspenso

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Thu Dec 20 08:08:50 EST 2007

> (20/12/2007 10:03:57) Bom dia! Comunico que o presente pregão continuará
> suspenso, em razão da avaliação da Administração em relação ao certame
> licitatório.

Isso significa somente que a Positivo está neste momento sentada com o
MEC negociando uma maneira de oferecer o que o MEC pede. Oficialmente
o preogeiro não sabe de nada e nem pode dizer o valor do tal "preço de
referência", mas ao negociar diretamente com o comprador a Positivo já
deve saber o que o valor que o governo está disposto a pagar.

A Positivo ganhou esse direito "VIP" ao vencer com o menor lance.
Pelas regras (escritas ou veladas, não sei) ela pode agora discutir
livremente com o comprador para tentar um acordo, já que o preço ainda
está "muito acima", segundo o pregoeiro.

Teoricamente o governo poderia até fechar um acordo com ela aceitando
um valor mais alto e se compromentendo a conseguir a isenção fiscal
anunciada na véspera. Ou pode fazer um acordo informal que garanta a
aprovação incondicional dos incentivos para a montagem no Brasil de
acordo com o preço combinado, caso a Positivo opte mesmo por montar
aqui os Classmate.

Agora vale tudo. A parte democrática do leilão já passou e foi muito
bem cumprida. Estamos num momento menos nobre do processo onde chegar
a um acordo é a única maneira de efetivar o leilão. Se a Positivo não
oferecer um valor compatível com o "preço de referência" o leilão pode
ser cancelado ou, se aprovado, nada irá garantir que a Positivo receba
a diferença, porque não há dotação orçamentária prevista para este
extra.

Um abraço,
Jaime Balbino