[OLPC Brasil] Laptop OLPC acaba com fronteiras

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Tue Dec 4 05:20:47 EST 2007

Obrigado Muriel, estava procurando essa configuração. Achei que era o
protocolo Bonjour e não o Jabber que fazia a presença. Isso significa
que as atividades também são compartilhadas via XMPP. Achei que era
diferente porque o XO também aparece no Saffari do MacBook de um
amigo.

Isso explica um pouco os três servidores Mesh permanentes, mesmo
quando estou desconectado.

Meu servidor é o "jabber.laptop.org". Qual a documentação que
encontrou sobre isso?

E Alexandre, não me estranhou toda essa conectividade. A rede Mesh é
uma rede local, mas poderia sim expandir artificialmente seu campo
através da internet, criando uma rede mista. Mas alguns serviços não
seriam possíveis, como aqueles que envolvem multicasting, isto é,
envio de pacotes de 1 para muitos, como alguns tipos de streaming
multimídia. Estes tipo de serviço só são possíveis em redes locais ou
aquelas que "se comportam" como redes locais, como VPNs, redes de
satélite e links particulares contratados.

Como estou com um XO da fase beta, não me estranharia também que esta
conectividade estivesse sendo testada ao máximo, antes da adoção de um
modelo mais restritivo.

Para finalizar, fiz uma pesquisa rápida sobre o Jabber no
wiki.laptop.org e acho que foi uma decisão simples e muito
inteligente, pois torna a rede muito mais fácil de implementar.
Trabalho com o protocolo Jabber para mensageiros corporativos, tipo
MSN, e nunca tive problemas.

Um abraço,
Jaime.