[OLPC Brasil] Fwd: [Dicas-L] Rodando o OS do laptop do projeto OLPC no Debian Etch

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Mon Apr 23 14:32:18 EDT 2007

---------- Forwarded message ----------
From: Dicas-L-Owner at dicas-l.com.br <Dicas-L-Owner at dicas-l.com.br>
Date: 23/04/2007 00:01
Subject: [Dicas-L] Rodando o OS do laptop do projeto OLPC no Debian Etch
To: undisclosed-recipients

  Rodando o OS do laptop do projeto OLPC no Debian Etch

Colaboração: Bruno Buys

Você quer dar uma fuçada no sistema que roda no laptop do projeto OLPC? Ele
é realmente fácil de rodar no qemu. Existem instruções muito simples para
fazê-lo rodar no FreeBSD, Windows, GNU/Linux e MacOSX. Referências no fim.

No Debian você faz:

  apt-get install qemu (se ainda não estiver instalado).
  qemu -soundhw es1370 -serial `tty` -hda nome-da-imagem-que-voce-baixou.img

Se o qemu reclamar de pouco espaco em /dev/shm:

  mount -t tmpfs -o remount,size=144m none /dev/shm

Se quiser usar o kqemu:

  modprobe kqemu major=0

(e adicione a opção -kernel-kqemu)

E, claro, as imagens do sistema:

http://olpc.download.redhat.com/olpc/streams/development/LATEST-STABLE-BUILD/

As imagens ext3 são para drives usb (tanto pendrives quanto hd's). As jffs2
são para os chips flash nand que o laptop real tem. Eu fui com as ext3.

Depois que você rodar o qemu com a linha lá de cima, vai abrir um console e
uma janela para o X, com a interface gráfica do laptop, o Sugar. Para conseguir
rede no laptop eu tive que logar como root no console dele (sem nenhuma senha)
e rodar 'ifup eth0'. Fazendo isso o laptop pega um ip do dhcp do qemu e navega.

E aí está!

Referência completa em:
http://wiki.laptop.org/go/OS_images_for_emulation#QEMU_on_Linux

(esse documento é fácil e direto. E tem instruções para FreeBSD, Windows,
e MacOSX, além de Debian e Redhat).

Veja também do arquivo da Dicas-L:

"Mutt - Guia Definitivo"
http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20050601.php

"Parceria Dicas-L e Editora Novatec"
http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20050718.php

"JDiskReport: Estatísticas de uso de disco"
http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20050811.php

"Aproveitando módulos de memória defeituosos"
http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20050709.php

"Atalhos para busca no Mozilla Firefox"
http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20040809.php

Colabore com a Dicas-L. Publique seu comentário sobre esta mensagem
em http://www.Dicas-L.com.br/dicas-l/20070423.php
As mensagens da lista Dicas-L são veiculadas diariamente
para 27787 assinantes.

       Todas as mensagens da Dicas-L ficam armazenadas em
               http://www.Dicas-L.com.br/dicas-l/

A redistribuição desta e outras mensagens da lista Dicas-L pode
ser feita livremente segundo a licença Creative Commons
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/br/deed.pt

Dicas-L: Uma dica por dia desde 3 de março de 1997

Jaime Balbino Gonçalves da Silva
Designer Instrucional e Consultor em sistemas de ensino
Gestão, automação e adaptação em EAD
Pedagogo e Técnico em Eletrônica
Campinas, SP - Brasil
jaimebalb at gmail.com