[OLPC Brasil] squeak (era: Oi, gente)

Jecel Assumpcao Jr jecel at merlintec.com
Wed Jun 21 12:12:52 EDT 2006

Americo Damasceno escreveu:
> [...]
> eletricista/eletronico e trabalhei minha vida toda na IBM como consultor em
> analise de sitemas, dando cursos etc. no Brasil e outros paises. Há alguns
> anos estou aposentado e apenas escrevendo uns livrinhos sobre desenvolvimento
> de aplicaçôes etc. São uns 14 já publicados pela Editora Érica e alguns traduzidos
> para espanhol pela Editorial Metodos (Argentina). Tenho também um  site, desde
> 1995, onde publico uns "cursos" gratuitos principalmente focados em criação de
> mundos virtuais multiplayer para  chat ou games.

Seja bem vindo a esta lista! E parabens pelos livros e site.

> [...]
> uma olhada nos cursos sobre Squeak e sobre o Croquet (que roda sob o Squeak
> para criação de mundos vituais) O endereço é  http://www.dmu.com   - tudo
> em inglês, sorry :-) Tenho acompanhado o projeto OLPC a nível mundial e parece
> que agora as coisas começam a se definir melhor. Estou reparando que pode
> surgir um conflito entre o uso de Python ou Smalltalk (do Squeak). Nada impede
> de que sejam usados os dois, claro. Aqui no Brasil parece que as coisas relativas
> ao OLPC também estão começando a se definir e "estou de olho" - como se diz
> lá em Minas - para ver onde posso ajudar.

Justamente as pessoas que se manifestam nesta lista são 100% favoráveis
ao Squeak. O Paulo Drummond inclusive traduziu o eToys para Português e
criou o site http://www.squeaklandbrasil.org/ e eu tenho um projeto
parecido com o OLPC só que baseado em Smalltalk e tenho participado do
Squeak desde sua criação (1996). O que pensa sobre o assunto a grande
maioria silenciosa desta lista eu não tenho idéia, infelizmente.

A Argentina sempre foi um grande centro de desenvolvimento do Squeak e
vários projetos (SqueakNOS, MorphicWrappers e outros) que tinham ficado
parados com a terrível crise econômica pela qual passaram em 2001 estão
agora voltando à vida. Por enquanto não sei de nenhuma relação disso com
o esforço OLPC de lá mas espero que ocorra uma convergência.

Quanto ao grupo oficial da OLPC nos EUA eu sinto que o Python combina
melhor com o foco e experiência Unix deles do que um sistema "estranho"
como o Smalltalk. Muitas pessoas assumiram que o envolvimento do Alan
Kay automaticamente daria um papel de destaque ao Squeak no projeto mas
eu nunca tive esta certeza. No ano passado pessoas da equipe dele como
Ted Kaehler e Andreas Raab estavam indicando em seus currículos a OLPC
como sua atividade atual mas não sei como andam as coisas hoje.

Para que o Alan fique satisfeito com o Python como linguagem a ser usada
pelas crianças (e não só pelos programadores da própria OLPC) vai ser
necessário que seja desenvolvido em cima da linguagem algo equivalente
ao eToys. Não acho que seja muito difícil fazer isso mas por enquanto
não sei de ninguém que esteja trabalhando neste projeto.

Uma complicação do Laptop para o OpenCroquet é a falta de hardware para
acelerar o OpenGL. Já trabalhei bastante nisso no passado e é
perfeitamente possível contornar este problema, mas outra vez precisaria
de gente dedicada a um projeto assim.

Resumindo - tudo é possível, mas nada é fácil :-)

-- Jecel