[OLPC Brasil] Perguntas

Jecel Assumpcao Jr jecel at merlintec.com
Fri Jul 28 20:36:54 EDT 2006

Leonard,

> Caros amigos, Vocês possuem informações sobre como funciona a
> distribuição de placas-mãe para testes do projeto OLPC ?

Outros já responderam com o link.

> Se existe algum custo de transporte, ou algum custo para a aquisição,?

Não - a OLPC (na verdade a BrightStar, se minha impressão está correta)
está arcando com todos os custos.

> se ela deve ser devolvida apos os testes?

Não, mas eles pedem que quem deixar de usar a placa a devolva para que
possa ser enviado para outra pessoa. São apenas umas 500 máquinas no
total nesta fase.

> Qualquer informação pode ser util, pois eu estou estudando a idéia de
> leva-las ao colegio onde estudo para analises de funcionabilidade.

Note que a fase atual é voltada para desenvolvedores e não usuários.
Você recebe uma placa "nua" e ai tem que se virar para adaptar teclados,
mouse ligar em rede e assim por diante. Não é para quem tem medo do
ferro de solda! E o software de sistema e aplicativo está em pleno
desenvolvimento de modo que você precisa saber gravar imagens "cruas" em
discos USB e coisas deste tipo. Não estamos falando de um laptop (você
tem que usar um monitor por enquanto) que é só ligar e pronto.

O projeto vai passar por várias outras fases (testes de robustez
mecânica com um grupo de crianças, testes integração de sistema, etc) e
é provável que só no início de 2007 serão distribuídas máquinas
prontinhas para serem testadas em escolas.

-- Jecel