[OLPC Brasil] Qual o peso do XO?

Jecel Assumpcao Jr jecel at merlintec.com
Wed Dec 27 14:48:18 EST 2006

Jaime,
> Qual o peso do XO?
>
> Em entrevista um pesquisador da USP que teve ele em mãos disse 600
> gramas. A imprensa trabalha com 1,5Kg. No site do projeto também fala
> em 1,5Kg, mas não houve atualização - que ainda é uma estimativa feita
> antes do equipamento pronto.

A razão do peso elevado (1.5Kg para um aparelho tão pequeno) é que a
espessura do plástico usado na carcaça do XO é 3 vezes maior do que a
usada em laptops normais. A idéia é que eles devem aguentar abusos bem
maiores que os enfrentados por computadores tradicionais.

Como disse o Nicholas em sua entrevista na Argentina, o acabamento dos
protótipos atuais não é o que vai ser usado no produto final (que vai
ter uma textura complexa e fosca ao invés do acabamento liso e
brilhante). Não imagino que seja usado plástico mais fino nos
protótipos, mas pode ser. Acho mais provável que a pessoa entrevistada
tenha dificuldade de julgar pesos.

Estou gostando de ver as várias discussões na lista, mas nesta semana
não poderei participar delas. Achei interessante o projeto Formar
descrito em http://www.inf.ufsc.br/sbc-ie/revista/nr1/valente.htm em
termos de experiências com treinamento de professores.

-- Jecel