[OLPC Brasil] Livro didático: a situação virou completamente

Info-educativa info-educativa at melhorart.com
Tue Dec 26 08:01:51 EST 2006

    Futuro é uma caixinha de surpresas, mas as possibilidades com a
implantaçao do projeto são enormes. Acho apenas ser preciso um pouco de
cautela... as mudanças ocorrem muito gradativamente. Com a invenção do
automóvel, a charrete  (ou carruagem) deixou de existir comercialmente,
tornou-se um meio de transporte "alternativo", mas em relação aos
livros, pelo menos na pré-escola e primeiras séries acredito que eles
terão apenas que se adequar à nova realidade. O desenvolvimento
psicomotor de uma criança demanda uma série de atividades, como recorte
e colagem, dobraduras, atividades com movimentos para desenvolver a
coordenação motora fina e na minha opinião, o laptop seria uma grande
fonte de material que necessariamente será passado para o papel...
    Construí com meu filho de 4 anos um pequeno presépio para o Natal
com o modelo tirado de um site, mas ELE acrescentou muitos materiais ao
seu trabalho final.
    Acho que o pensamento básico inicial é: nada deve ser dispensado. O
que for dispensável ficará obsoleto por si mesmo...alguém tem uma
máquina de escrever aí pra me emprestar???
    Mas sem dúvida o faturamento fácil das editoras deverá diminuir e
muito e espero que os "organizadores das verbas" realmente tenham o bom
senso de cortar algo  "dispensável" para que não haja disperdício e o
projeto tenha sucesso. Todo o cuidado será pouco nesta área, pois temos
muita gente de vigia, torcendo pra não dar certo e uma boa administração
será fundamental para que tudo dê certo, não é mesmo??
Feliz 2007
Jenny