Resp.: [OLPC Brasil] Xisó, celular, aplicação

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Sun Dec 24 11:37:03 EST 2006

Hummm...

O risco para o celular é difícil de calcular... Tanto quanto o risco
do VoIP em geral. as beneficiádas com a oferta deste serviço devem
ficar preocupadas...

Eu não uso celular e não sei se volto a assinar telefone fixo depois
que me mudei.

O David Cavallo também revelou que nem ele ou sua família possuem
celular (podcast do IDGNow).

Até já escrevi um artigo para ser publicado no início do ano que vem
sob o título "Celular para quê?"

A questão que levanto não é exatamente a tecnologia, mas o modelo de
negócio. Ele é muito oneroso para o cliente e fica muito fragilizado
frente outras alternativas.

A única chance das operadoras é agregar serviços (o aclamado
"tripleplay" com telefonia, televisão e internet) para "prender" o
cliente no principal atrativo do celular, que é a mobilidade. Mas
quando os custos dos outros "player", que são mais baixos, também
oferecerem a mobilidade (VoIP, TV Digital e WiMAX) o que vão eles
fazer?

A questão aqui não é concorrência de mercado, mas da melhor
tecnologia, e vai atingir o XO tanto quanto outras soluções melhores.

Para o mercado, quase nunca a melhor tecnologia é o objetivo.

Um abraço e feliz natal.

Jaime.

--
Jaime Balbino Gonçalves da Silva
Designer Instrucional e Consultor em sistemas de ensino
jaimebalb at gmail.com