[OLPC Brasil] Custo do Um Laptop Por Fedelho: planilha do teste de um milhão

Jecel Assumpcao Jr jecel at merlintec.com
Sun Dec 17 14:39:50 EST 2006

José Antonio,

> Atualizei a googlenilha de cálculos de custos da implantação do projeto, consertando algumas
> fórmulas erradas que encareciam o Classmate, incluindo no-break e adicionando uma outra
> planilha com o custo do teste de um milhão de unidades.
>
> http://spreadsheets.google.com/pub?key=pH0vKjJkMrh1idN9DYPEAeg
>
> Alguns "facts" sobre o teste de um milhão, pra quem não quer perder tempo analisando dados:

Parabéns pelo seu trabalho! Alguns comentários:

1) Fica complicado levar um cabo até muitas das escolas. O Virtual só
está chegando agora aqui em São Carlos sendo que a Net é bem antiga por
aqui. Assim pelo menos parte das conexões com a Internet poderiam ser
feitas por um esquema sem fio, como:

http://www.starone.com.br/home.php

Antigamente eles indicavam os custos dos vários planos neste site, mas
agora não estou achando. Não é nada barato mas não acho que isso vai ter
um grande impacto nos seus números finais.

2) Vejo que todas as reportagens falam em $400 para o Classmate, mas a
própria Intel passou a falar em $250 nos últimos meses:

> http://download.intel.com/intel/worldahead/pdf/classmatepc_productbrief.pdf?iid=worldahead+ac_cmpc_pdf

Acho que eles não estão se esforçando para corrigir as pessoas porque
uma das razões pelas quais o preço mudou foi a troca do disco rígido por
memória Flash e a perda da capacidade de rodar o Windows "normal" (o
Classmate agora usa o XPE), justamente duas características do XO que o
presidente da Intel tinha criticado tão duramente dizendo que era apenas
um "gadget" e que a Intel não se interessava por este tipo de coisa.

Note que o preço de $400 nas mesmas condições da OLPC (encomendas de um
milhão ou mais, sem impostos, sem intermediários) era totalmente
inviável já que tem laptops tradicionais sendo vendidos em quantidade de
um para o consumidor final nos Estados Unidos nesta faixa:

> http://www.tigerdirect.com/applications/category/category_slc.asp?Recs=10&Nav=|c:17|lp:200:hp:499.99|&Sort=4

> http://www.walmart.com/catalog/catalog.gsp?cat=533418&catNavId=540830

3) Ninguém tem trabalhado nisso, mas existia a idéia de criar o
"servidor de $100" para complementar o laptop. A idéia era que se você
eliminasse a tela e colocasse um disco rígido com o mesmo custo e o
software adequado você teria um bom servidor (o processador fraco e
pouca memória não iriam atrapalhar nesta aplicação) para ligar cada
escola à Internet. Mas todos estão ocupados com outras coisas e o
impacto disso nos números finais deve ser bem pequeno de modo que talvez
faça mais sentido usar PCs tradicionais para esta função. Com certeza do
ponto de vista político é uma maneira de tentar fazer alguns fabricantes
que estão criticando o projeto mudarem de lado.

Qualquer que seja o custo do servidor, seria bom se cada escola tivesse
pelo menos dois configurados para operarem de modo redundante. Senão
qualquer falha vai tirar aquela escola do ar por alguns dias.

-- Jecel