[OLPC Brasil] calma, gente!

José Antonio joseantoniorocha at gmail.com
Wed Dec 13 14:30:16 EST 2006

On 12/13/06, Osvaldo Santana <osantana at gmail.com> wrote:

> Por mim tudo bem, vamos lá:
>
> Meu nome é Osvaldo Santana Neto e atualmente trabalho no INdT
> (Instituto Nokia de Tecnologia) em Recife portando a linguagem Python
> para a plataforma Maemo (http://www.maemo.org).

Aff! Eu QUERO um Nokia 770 agora mesmo!  8-)

Brincadeiras à parte:

Meu nome é José Antonio Meira da Rocha, sou de Porto Alegre, designer de
jornais, professor de jornalismo online e anarquista -- o que influencia
minha didática. Trabalho com colegas no site de aulas particulares
http://aulas.pro.br e no meu próprio site http://meiradarocha.jor.br, que já
começa a ser bem monetizado pelo Google AdSense (um dia espero viver só dele
e não depender de patrões).

Sou "computer addicted" e já programei amadoramente com meia dúzia de
linguagens exóticas, entre elas assembly e Logo (a mais bela linguagem
jamais inventada :). Interesso-me atualmente por Python como uma ótima
"cola" entre diversos sistemas diferentes: pode-se fazer um sistema
editorial unindo um banco de dados e o programa de editoração Scribus, por
exemplo.

Apesar de trabalhar com o ensino superior, me interesso pelo OLPC pelas
possibilidades de inclusão e desenvolvimento humano. Minhas colaborações
podem ser na parte de "media watch" e trabalhos investigativos, como a
planilha em que descobri que o XO pode ser dez vezes mais barato que
telecentros, no quesito "custo da hora por aluno".

http://spreadsheets.google.com/pub?key=pH0vKjJkMrh1idN9DYPEAeg

Divulgo este tipo de informações em listas de discussão, (Jornalistas da
Web, Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, Fórum Nacional pela
Democratização da Informação) em vez de blogs, por achar que são mais
eficientes em atingir formadores de opinião. Por exemplo, pautei o G1 na
matéria do acidente com o Papert, pois as agências internacionais ignoraram
o fato (O G1 copiou -- mal -- a matéria do Boston Globe que eu divulguei).

Posso trabalhar futuramente na adaptação de material didático para o OLPC,
criação de atividades didáticas, traduções etc.

atividade: "Consultoria e treinamento em mídia impressa e online"
googletalk: email: joseantoniorocha at gmail.com
site: http://meiradarocha.jor.br ICQ: 658222 Skype: "meiradarocha_jor"