[OLPC Brasil] calma, gente!

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Tue Dec 12 14:49:20 EST 2006

Osvaldo,

Ok. Só acrescentando uma coisinha...
Você disse:
Essa história de "eu não tenho conhecimento para colaborar no projeto"
é a mesma velha desculpa usada por nós brasileiros para justificar a
nossa preguiça de aprender. Porque se a gente não se esforça pra
aprender sobre as coisas a gente será sempre ignorante e sempre usará
essa mesma justificativa para essa ignorância.

Além de programar, traduzir e testar tem outros campo normalmente
ignorados ou mesmo dispensáveis em projetos de software livre. Eu
chamo um desses aspectos "marketing viral" e seria a estratégia para
divulgar e atrair colaboradores, normalmente em cima de algum
diferencial real da iniciativa.

Um projeto complexo como da OLPC é muito difíil de se interar por
completo. Só para ter uma idéia do tamanho da coisa, imagina definir
trabalhar aspectos globais, válidos para todos os países, ou locais,
focado somente na realidade brasileira, nossa realidade e potencial de
acesso á rede, características curriculares, etc...

Eu particularmente, como não sou bom programador, tenho trabalhado
mais neste "marketing viral", "traduzindo" as características do
projeto para os mais diferentes públicos, aumentando a ênfase nos
aspectos educacionais e debatendo/dialogando com outras iniciativas.

O José Antonio tem feito uma análise bem profunda da mídia.

São opções onde nossos talentos naturais se encaixam. Com mais tempo
vou entrar de cabeça no software, mas antes quero analisar a
bibliografia sobre laboratórios educacionais com sensores eletrônicos
e adaptá-los ao XO. Há diversos espaços para serem explorados.

Mas digo novamente. Aos programadores e tradutores cabe colocar as
demandas aqui na lista.

E QUE VOLTE O NOTÍCIAS DO OLPC BRASIL!

jAIME.

--
Jaime Balbino Gonçalves da Silva
Designer Instrucional e Consultor em sistemas de ensino
jaimebalb at gmail.com