[OLPC Brasil] calma, gente!

Osvaldo Santana osantana at gmail.com
Tue Dec 12 13:14:55 EST 2006

Eu gostaria de ver mais os brasileiros participando no desenvolvimento
do OLPC e menos das discussões políticas relacionadas ao projeto.

Eu acho que se nós tratássemos de deixar o OLPC cada dia melhor
estaríamos contribuindo mais para o sucesso do projeto do que ficar
discutindo sobre implicações sociais e políticas deste projeto.

Ao contrário do que a gente possa pensar o projeto OLPC ainda tem
muitos problemas que precisam ser resolvidos e poucos brasileiros
trabalhando na solução deles. Aqui no INdT, por exemplo, estamos
trabalhando para deixar o Python e a biblioteca de interface gráfica
PyGTK mais rápida.

Tem muita coisa que precisa ser feita por aqueles que querem colaborar
com o projeto:

  1 - desenvolver software educativo
  2 - melhorar o uso dos recursos de memória e processador do hardware
  3 - melhorar acabamento no software que roda atualmente
  4 - documentar o projeto
  5 - adaptações ao público brasileiro (traduções de interface,
documentação, etc).

Muito disso pode ser feito sem ter um dos protótipos do OLPC em mãos.

Trabalhar no desenvolvimento do OLPC em si já traria muitos benefícios
para os brasileiros que deixariam de ser usuários de tecnologia e
passariam a ser produtores dela.

Valeu,
Osvaldo

Osvaldo Santana Neto (aCiDBaSe)