[OLPC Brasil] quero participar

Claudemir Belintane claubelintane at uol.com.br
Sat Dec 9 08:06:40 EST 2006

Colegas,
Sou professor da FEUSP, trabalho com alfabetização. Venho algum tempo estudando este momento em que suporte gráfico e eletrõnico se embaralham em nosso cotidiano, sobretudo levando em conta a entrada da criança no universo simbólico, na escrita e nas outras linguagens, quer seja usando a memória discursiva oral, a memória gráfica ou a eletrônica. Tenho um projeto na ESCOLA DE APLICAÇÃO DA USP, que está começando a estudar as possibilidades da tecnologia wi fi no ensino da escrita e da leitura.  Tenho um outro proejto sendo avaliado na fapesp que leva em conta a oralidada, a memória oral em relação à gráfica e a eletrônica - sobre o assunto escrevi um artigo chamado "a escola e a lan house", que foi publicado na revista Mente/Cérebro com o título, escolhido por eles, "O cyberaluno".
Gostaria de conhecer vocês melhor, trocar idéias. Se eu conseguir uma aliança boa com alguns bons programadores, acho qeu tenho condições de encontrar  usos bastante criativos para o Lap Top estudantil e até mesmo fazê-lo corresponder às demandas que o Brasil enfrenta hoje, no campo da alfabetizçaão (por exemplo 55% de crianças com leitura insuficiente mesmo após 4 anos de scolarização -  dados do SAEB/2003).
Gostaria de me engajar no grupo, participa de~reunião, pensar projetos coletivos e, sobretudo aprender com o grupo.
Um grande abraço,
Claudemir Belintane - FEUSP
Fone 30913099 - R. 257
Faculdade de Educação da USP - Bloco B, sala 121.