[OLPC Brasil] Re: [fndc-debates] SOFTWARE NACIONAL REPRESENTA ALTERNATIVA AO "LAPTOP DE US$ 100"

José Antonio joseantoniorocha at gmail.com
Tue Dec 12 04:30:17 EST 2006

On 12/11/06, Gustavo Oliveira <gugagso_rj at yahoo.com.br> wrote:

> 11/12/2006 - 18h59m - Atualizado em 11/12/2006 - 19h11m
>
> SOFTWARE NACIONAL REPRESENTA ALTERNATIVA AO "LAPTOP DE US$ 100"
> Programa permite utilização de PCs antigos que virariam sucata; telecentros poderiam usar um único servidor e máquinas obsoletas.
>
> César Baima, do G1, no Rio

> http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,AA1383381-6174,00.html

Parabéns à ONG e ao projeto.

Mas faço algumas considerações:

O Projeto OLPC não é um projeto de hardware ou software. É um projeto
educacional completo, apoiado no hardware especificamente desenhado;
nos softwares para criação multimídia e colaboração; e em ações
educacionais (estas, a cargo dos professores).

O OLPC é desenvolvido desde as bases na pedagogia construcionista de
Seymour Papert, um dos maiores educadores atuais, comparável a Paulo
Freire. O construcionismo é, grosseiramente falando, a aplicação, com
ferramentas, do construtivismo de Piage, com quem Papert trabalhou
durante 10 anos.

É louvável que brasileiros desenvolvam laptops como o Cowboy, ou até
sistemas de software como desta ONG. Mas estas iniciativas nem de
longe são alternativas para o OLPC.

Como exemplo de impossibilidade de comparação, posso citar o fato de
que equipamentos de informática doados estão no fim de sua vida útil
(um computador dura mais ou menos 5 anos). São ótimos para ensinar
montagem de micros e informática para a gurizada, mas acabam se
tornando economicamente não compensadores, pois começam a apresentar
muitos problemas: HDs que morrem, memórias e processadores que
queimam, monitores que perdem a cor. Uma coisa é usar estes
equipamentos em alguns telecentros específicos. Outra, é usar para
equipar dez milhões de crianças.

Por outro lado, estas iniciativas se tornam joguetes de uma campanha
que as organizações Globo, Abril, Folha de São Paulo, Estado de São
Paulo e Fiesp estão detonando contra o OLPC, conforme Paulo Henrique
Amorim denunciou em palestra na Cásper Líbero.

As principais razões, arrisco eu, são a simples implicância contra o
governo Lula e a ciumeira da indústria nacional.

atividade: "Consultoria e treinamento em mídia impressa e online"
googletalk: email: joseantoniorocha at gmail.com
site: http://meiradarocha.jor.br ICQ: 658222 Skype: "meiradarocha_jor"