[OLPC Brasil] aos interessados no projeto

Paulo Drummond ptdrumm at terra.com.br
Fri Dec 1 20:48:15 EST 2006

Novos interessados em saber informações sobre o projeto começam a
aparecer, de várias partes do Brasil, denotando um interesse
verdadeiramente nacional. O que é muito bom, e a tendência, ao meu
ver, é aumentar esse interesse.

Além das informações que aparecem na mídia genérica e na
especializada, há as informações publicadas pela organização OLPC a
respeito do projeto, com várias páginas wiki dedicadas a informar -
em português - detalhes técnicos e sociais.

É natural que a maioria dos interessados também esteja querendo saber
como participar. O que posso dizer é que ainda não há - oficialmente
divulgados - planos, diretrizes e iniciativas que dêem a abertura
necessária para participações de várias origens, tanto técnicas
quanto educacionais.

Mesmo sendo uma iniciativa do governo federal, as informações sobre
distribuição e aplicação, não há, dentre as páginas governamentais,
nada explícito sobre o projeto, uma vez que algumas ações ainda estão
sendo discutidas e desenvolvidas em vários organismos oficiais
ligados ao projeto, direta ou indiretamente.

Por fim, gostaria de lembrar que o equipamento é destinado a crianças
e, portanto, tem características fisicas - principalmente o seu
tamanho - projetadas para elas. O seu uso por adultos é obviamente
viável, mas certamente desconfortável.

páginas com informações em português:
homepage do projeto: http://laptop.org/index.pt_BR.html
wikipage do projeto no Brasil: http://wiki.laptop.org/go/OLPC_Brazil